Cirurgia Robótica: entenda as vantagens desse método

surgery_robot

Quando falamos em cirurgia robótica em urologia, trata-se de uma modalidade minimamente invasiva em que os braços do robô penetram o paciente por pequenas incisões (os chamados furinhos) e são totalmente controlados pelo cirurgião, sem apresentar movimentos autônomos. É uma versão aprimorada e mais tecnológica em relação à cirurgia laparoscópica tradicional.

As vantagens dessa técnica são muitas. A começar pela visão do cirurgião, que se dá através de uma câmera com amplificação de até 15 vezes e visão em 3 dimensões. Além disso, os movimentos do cirurgião são replicados com perfeição pelas pinças robóticas, controladas em tempo real – entregando mais precisão do que as mãos humanas conseguem, valendo-se de mecanismos como controle anti-tremor e uma versatilidade de movimentos que supera a flexibilidade do punho de um cirurgião de via tradicional.

E mais importante, essas vantagens técnicas se traduzem em resultados melhores e mais consistentes para o paciente. Menos dor, menor tempo de internação, cicatrizes menores, menor sangramento. Além disso, como mostra esse estudo (clique aqui) de que participei, publicado no periódico de maior impacto em urologia, a cirurgia robótica de próstata com a modificação técnica aqui proposta traz grandes avanços nos resultados de continência e potência sexual.

É importante lembrar que toda cirurgia robótica é controlada integralmente pelo cirurgião em conjunto com sua equipe, e que os humanos por trás do processo são quem fazem toda a diferença. Por isso, se você necessitar de uma cirurgia robótica, procure sempre uma equipe qualificada e em quem você confia.

Agende a sua consulta!