Câncer de Próstata

Primeiro, o que é a próstata? É uma glândula que fica logo abaixo da bexiga, ao redor do canal da urina. E ela produz parte dos líquidos que compõem a ejaculação. 

E o que é o câncer de próstata? É um nódulo que vai crescendo dentro da próstata através de uma multiplicação desordenada – basicamente um pedacinho da glândula que começa a crescer sem que o corpo consiga controlar esse processo, até o ponto em que o tumor pode se espalhar para outros locais, como os ossos – as chamadas metástases. 

E sim, o câncer de próstata é muito comum. Segundo dados do INCA, o câncer de próstata corresponde a mais de 30% dos tumores malignos em homens no Brasil. Ele é tão comum que segundo as estimativas da Sociedade Americana de Câncer, 1 em cada 8 homens vão ser diagnosticados com câncer de próstata ao longo da vida.

E o que causa câncer de próstata? Na verdade, falamos em fatores de risco para o câncer de próstata. Além da própria idade, os principais são genéticos: pessoas com histórico familiar da doença e indivíduos da raça negra têm risco aumentado. Além disso, existem fatores protetores. Hábitos de vida saudáveis (como evitar cigarro e fazer exercícios) são uma forma de diminuir o risco. Além disso, ajuda ter uma dieta balanceada, evitando gorduras e privilegiando alimentos frescos e naturais. Porém, como os fatores principais não são evitáveis, sabemos que a prevenção de câncer de próstata é bastante limitada.

Por isso mesmo, a oportunidade preventiva que temos, na verdade é ter um diagnóstico precoce, para permitir tratar o tumor em suas fases iniciais, e com isso prevenir complicações mais graves. E é importante ressaltar que não se deve esperar ter sintomas do câncer de próstata para buscar acompanhamento, já que esse tumor cresce silenciosamente e não dá sintomas nos primeiros anos de instalação.

Rastreamento

E então, como são esses exames e quando eu tenho que fazer? A sociedade brasileira de urologia recomenda fazer os exames anualmente a partir dos 50 anos para todo os homens, e a partir dos 45 para aqueles que têm um risco maior, que são os negros e as pessoas que têm histórico familia de câncer de próstata.

Os exames consistem no toque retal (que procura algum nódulo palpável) e em um exame de sangue chamado PSA. O PSA é uma proteína que aumenta para um valor acima de 2,5 nos casos de câncer, mas tem que ser analisada com cautela, porque ele também pode aumentar em outras ocasiões. 

Se algum desses exames, do toque ou PSA vier alterado, seu médico irá prosseguir com outros exames, como a ressonância magnética e a biópsia.

Tratamento

E então, o que acontece se eu tiver câncer de próstata? Primeiro, é importante manter a calma, pois muitas vezes o câncer de próstata tem cura. Então vamos ver como é o tratamento do câncer de próstata. 

Depois do diagnóstico olhamos alguns fatores como a extensão do tamanho do tumor, o nível do PSA e a agressividade do tumor na biópsia. A ideia é que quanto mais precoce for o diagnóstico, e menos avançado for o tumor, maior é a chance de cura – que pode ser superior a 90%. 

Existem situações em que o câncer não é agressivo, às vezes até a ponto de poder ser apenas acompanhado com exames periódicos – mas essa não é a regra na maioria dos casos. De resto, existem as possibilidades de cirurgia ou radioterapia, que podem ser complementadas com terapias hormonais ou até quimioterapia. 

E sobre aquela preocupação: câncer de próstata causa impotência? Hoje em dia, a cirurgia de câncer de próstata avançou muito nesse sentido. Com as técnicas cada vez mais avançadas de cirurgia robótica, e na mão de um cirurgião especializado, as chances de preservar os nervos pélvicos e com isso conseguir uma boa ereção no pós-operatórios são cada vez maiores. Também é importante para isso que o diagnóstico seja precoce, pois quanto mais avançado o tumor, menor é a possibilidade de preservação dos nervos. E mesmo quando os nervos são afetados, existem diversas possibilidades de correção da função erétil, incluindo comprimidos, fisioterapia, injeções ou até o uso de uma prótese. 

Por isso, é importante não ter medo de fazer os exames do câncer de próstata: se você tiver um tumor, quanto antes você descobrir, melhores são as suas chances de se curar e de manter uma boa ereção.

Se você teve o diagnóstico de câncer de próstata, faça seu tratamento com um especialista. Entre em contato através do telefone ou Whatsapp (11)93318-6484.